• Imagem protegida – Proibida a reprodução

Neuroética I - Implicações Éticas, Sociais, Legais e Filosóficas das Neurociências

Docente (s) Responsável (s)

Paulo Henrique Ferreira Bertolucci
Marisa Russo

Objetivo (s)

Nas últimas décadas as neurociências e as neurotecnologias tem permitido grandes avanços sobre o conhecimento das funções cerebrais, trazendo grandes expectativas e dúvidas do ponto de vista clínico-experimental mas também um grande impacto social. Ninguém questiona que devemos utilizar estas tecnologia e conhecimento para curar e prevenir doenças e degenerações cerebrais e nervosas. No entanto esta tecnologia nos permite ir além, pois podemos modificar o cérebro, manipulá-lo, mudar nossas ações, nossas decisões, nosso comportamento em condições não-patologias. Podemos melhorar e alterar nossa performance cognitiva, emocional e moral. Mas até onde devemos fazê-lo? Como saber o que é normal, o que é patológico, o que é passível ou necessário de ser melhorado? O que significa ser melhor moralmente? É possível ser livre à luz da neurociência? O objetivo do curso é mostrar de forma crítica ao aluno e profissional da área de neurociências o impacto social, legal, filosófico e ético das neurociências no qual ele está diretamente implicado, ajudando-o na tomada de decisões no campo clinico-experimental, mas também apontando para sua implicação nas diferentes formas de participação social.

29/04/17 a 01/07/2017.

Todos os sábados das 09:00 às 12:00.

Público-alvo

Pós-graduandos do Programa de PG em Neurologia/Neurociências, alunos de outros programas de pós-graduação da UNIFESP e outras instituições. Vagas remanescentes a demais alunos e interessados.

Total de Vagas

BIREME – Sylvio Jorge Pinto Borges (SB)

Rua Botucatu, 862 – 1º andar

UNIFESP – Campus São Paulo

Carga Horária

30 horas aulas presenciais + 30 horas leituras e trabalhos dirigidos = Total 60 horas.

Quantidade de Créditos

4.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Forma de Avaliação

Seminários, participação em discussões, presença (75%).

Bibliografia Parcial

1. Neuroethics: An Introduction with Readings (Basic Bioethics)Jul 16, 2010by Martha J. Farah

2. Defining Right and Wrong in Brain Science: Essential Readings in Neuroethics (Dana Foundation Series on Neuroethics) Paperback – August 20, 2007 by Walter Glannon Ph.D. (Editor)

3. Oxford Handbook of Neuroethics (Oxford Library of Psychology)May 26, 2011by Jud Illes and Barbara J. Sahakian