• Imagem protegida – Proibida a reprodução

Estereologia

Docente (s) Responsável (s)

Beatriz Monteiro

Docente (s) Convidado (s)

Dr. Augusto Coppi – University of Surrey (UK)

Ementa

Ao longo dos últimos anos, métodos baseados em delineamento estereológico tornaram-se a metodologia de ponta em análises quantitativas histológicas. A aplicação desses métodos para a análise quantitativa do tecido nervoso contribuiu consideravelmente para a compreensão da morfologia funcional e patológica do cérebro. A estereologia tem sido extensamente utilizada em estudos do sistema nervoso central e periférico como método tridimensional de contagem para se estimar acuradamente a quantidade de neurônios, vasos, sinapses e outras estruturas neurais. Dessa forma, técnicas estereológicas permitem monitorar alterações em estruturas cerebrais, como por exemplo, o hipocampo, ou quantificar neurônios, glias, placas amilóides, vasos e compreender com maior profundidade os mecanismos neuropatológicos de doenças do SNC e SNP. O curso será voltado para alunos de pós-graduação nas áreas de neurociências, morfologia, e farmacologia, que tenham como alvo o sistema nervoso central e periférico. O curso será centrado na aplicação de diferentes métodos estereológicos - por meio de análise de imagem quantitativa tridimensional - e seus aspectos práticos.

Programação

1. 08/08 (3ª feira) – 10:00 às 14:00 - (aulas 1 e 2) Amostragem em 3D: Morfometria vs Estereologia. Estimadores globais de volume (Augusto Coppi)
  2. 10/08 (5ª feira) – 10:00 às 14:00 - (aulas 3 e 4) Numero total e estimadores locais de volume (Augusto Coppi)
  3. 14/08 (2ª feira) – 10:00 às 14:00 - (aulas 5 e 6) Introdução as Técnicas imunohistoquímicas aplicadas a cortes espessos de tecido nervoso/Preparações histológicas para análise estereológica (Augusto Coppi)
  4. 16/08 (4ª feira) – 10:00 às 14:00 - (aulas 7 e 8) Introdução as Ferramentas do programa StereoInvestigator/Análise de imagem em 3D aplicados ao tecido nervoso (Mateus Avilé/Augusto Coppi)
  5. 18/08 (6ª feira) – 9:00 às 13:00 - (aulas 9 e 10) Introdução a Cultura de células neurais/Análise estereológica in vitro (Simone Romariz/Augusto Coppi)
  6. 21/08 (2ª feira) – 9:00 às 13:00 - (aulas 11 e 12) Ressonância magnética de cérebro em modelos animais/Aplicação da Estereologia para técnicas de diagnostico por imagem (MRI) (Jackeline Malheiros/Augusto Coppi)
  7. 23/08 (4ª feira) – 10:00 às 14:00 - (aulas 13 e 14) Delineamento experimental para Estereologia, discussão de projetos, avaliação e conclusão do curso (Augusto Coppi)
  8. 25/08 (sexta-feira) - 10:00 às 14:00 - Conclusão das Apresentações.(Augusto Coppi)

08.08.2017 - 23.08.2017.

Pós-graduandos do Programa de Neurologia/ Neurociências e Farmacologia.

30, por odem de inscrição.

CTMOL

Rua Mirassol, 207 - Vila Clmentino

(Rua que sai em frente ao INFAR)

30 horas.

Quantidade de Créditos

2.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Forma de Avaliação

Frequência (mínima de 75%);

Participação.

Material (is)

Cada participante deverá trazer seu próprio laptop (ou tablet com tela de boa resolução de imagem), caderno, folhas de papel A4, régua, calculadora, faca de cozinha, papel toalha, tesoura e maçã.

Tel: (11) 5576-4848  Voip: 2838 (Edvaldo) - E-mail: edvaldo.marques@unifesp.br