• Imagem protegida – Proibida a reprodução

Melatonin in Health and Research

Docente (s) Responsável (s)

Fernanda Gaspar do Amaral

Objetivo (s)

Curso que faz parte das comemorações dos 60 anos da descrição da melatonina por Aaron Lerner e que terá o objetivo de visitar o histórico das pesquisas sobre melatonina e estudar a importância do referido hormônio na Fisiologia, além de abordar aspectos da síntese pineal do mesmo e sua inserção em várias áreas da pesquisa em saúde.

Formato das aulas previstas

Conferência de abertura ministrada pelo professor Russel Reiter, maior referência internacional sobre melatonina, e aulas teóricas interativas complementadas com discussão de publicações recentes da área. Aulas em Inglês.

Método de avaliação

Apresentação em língua inglesa de artigo científico de escolha do aluno que aborde o tema pineal e/ou melatonina. A avaliação se dará ao longo das aulas, sendo considerada a participação dos alunos(as) nas discussões e também durante sua apresentação. Não haverá prova formal.

Programa:

• 19/02    13:00 às 15:00

Melatonin and Health: 60 years of research

Prof. Russel J. Reiter (University of Texas Health Science Center)

• 26/02    09:00 às 12:00

Pineal Gland and Melatonin Synthesis

Fernanda Gaspar do Amaral (Dept. Fisiologia, UNIFESP)

• 05/03    09:00 às 12:00

Melatonin and Physiology

Fernanda Gaspar do Amaral (Dept. Fisiologia, UNIFESP)

• 12/03    09:00 às 12:00

Paper presentations

Students

• 19/03    09:00 às 12:00

Paper presentations

Students

Pós-graduandos do Programa de PG em Neurologia/Neurociências;

Pós-graduandos de outros programas da UNIFESP.

Alunos de outras instituições dependendo da disponibilidade de vagas, somente com carta do orientador indicando a participação do aluno no curso, e atestato de matricula do aluno.

É desejável que o aluno tenha conhecimento prévio de Fisiologia. Como a disciplina será ministrada em língua inglesa, o conhecimento intermediário de inglês é importante para o entendimento e interação nas aulas.

Total de Vagas

20 vagas, com possibilidade de ajuste conforme a necessidade. Alunos do Programa em Neurologia/Neurociências terão prioridade.

19/02 - Ed. Leitão da Cunha - Anfiteatro Leitão da Cunha - 1ºandar.

26/02 - Ed. de Anfiteatros - Márcia Maria Maturo (MMM)

05/03 - Ed. de Anfiteatros - Sylvio Jorge Pinto Borges (SB)

12/03 - Ed. Octávio de Carvalho - Nylceo Marques de Castro (Anf. C)

19/03 - Ed. de Anfiteatros - Márcia Maria Maturo (MMM)

30 horas.

Número de Créditos

2.

09/02/2018 A 16/02/2018

Acessar o link abaixo:

Bibliografia

- AFECHE, S.; AMARAL, F.G., VILLELA, D.C.M.; ABRAHÃO, M.V.; PERES, R.; CIPOLLA-NETO, J. Melatonin and the pineal gland IN: New Research in Neurosecretory Systems. Hauppauge: Nova Science Publishers, 2008.

- AIRES, M. M. Fisiologia. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. Capítulos 5 e 67.

- CIPOLLA NETO, J.; MARQUES, N.; MENNA-BARRETO, L.S. Introdução ao Estudo da Cronobiologia. São Paulo: Editora Ícone, 1988.

- AMARAL, F.G.; CASTRUCCI, A.M.L.; CIPOLLA-NETO, J.; MENDEZ, N.; POLETINI, M.O.; RICHTER, H.G.; SELLIX, M.T. Environmental Control of Biological Rhythms: Effects on Development, Fertility and Metabolism. Journal of Neuroendocrinology. 26:603-612, 2014.

- CIPOLLA-NETO, J.; AMARAL, F. G.; AFECHE, S. C.; TAN, D.X.; REITER, R.J. Melatonin, Energy Metabolism and Obesity: a Review. Journal of Pineal Research. 56:371-381, 2014.

- REITER, R.; TAN, D.X.; GALANO, A. Melatonin: Exceding Expectations. Physiology. 29:325-333, 2014.

- SIMONNEAUX, V.; RIBELAYGA, C. Generation of the melatonin endocrine message in mammals: a review of the complex regulation of melatonin synthesis by norepinephrine, peptides, and other pineal transmitters. Pharmacol. Rev. 55:325-395, 2003.

- TAKAHASHI, J.S. Transcriptional architecture of the mammalian circadian clock. Nature Reviews Genetics. 18(3):164-179, 2017.

- TOUITOU, Y.; REINBERG, A.; TOUITOU, D.  Association between light at night, melatonin secretion, sleep deprivation, and the internal clock: Health impacts and mechanisms of circadian disruption.  Life Sciences.173:94-106, 2017.

Tel: (11) 5576-4848  Voip: 2838 (Edvaldo) - E-mail: edvaldo.marques@unifesp.br