titulo-portugues-final.png
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução

Ingresso | Pós-Graduação Neurologia Neurociências

 

O Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociência obedece a normas definidas pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), de acordo com o Regimento do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq) da UNIFESP-EPM.

Poderão ser admitidos no programa graduados em Medicina e profissionais de nível superior de outras áreas, com grau de Bacharel, que tenham o objetivo de aprimorar a pesquisa em Neurologia, Neurocirurgia ou em Neurociências com o apoio de Ciências afins. 

O ingresso dos candidatos poderá ocorrer ao longo de todo o ano, com ênfase no início de cada semestre letivo, após processo de seleção.

A seleção dos candidatos a Mestrado e Doutorado constará das seguintes etapas:

a) Aceite do candidato por um orientador credenciado pelo programa que avaliará o seu Curriculum vitae, Histórico escolar (graduação e pós-graduação) e dissertação de Mestrado, no caso de Doutorado;

b) Aprovação em estágio prático, a critério do orientador;

c) Apresentação do comprovante de aceitação da publicação da dissertação do Mestrado em Revista Indexada, no mínimo, no Scielo, para os candidatos a Doutorado;

d) Aprovação em prova de conhecimentos teóricos, a critério do orientador. 

e) Apresentação de um dos seguintes certificados:

- Conclusão de residência médica em Neurologia Clínica, Neuropediatria, Neurocirurgia ou áreas afins, reconhecidas por suas respectivas associações de classe;

- Certificado de conclusão de curso superior com título de Bacharel e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.

 

* Os candidatos estrangeiros deverão apresentar certificados equivalentes aos mencionados no item “e”, reconhecidos por órgãos oficiais do país de origem e autenticados pela autoridade consular brasileira daquela localidade. 

 

Bolsas de estudo são disponibilizadas em número limitado e geralmente insuficiente para a demanda. Assim, o critério utilizado para a distribuição destas bolsas é a classificação obtida pelo aluno com relação à nota na prova teórica de conhecimentos básicos de neurofisiologia.

Os candidatos interessados devem inicialmente entrar em contato com um orientador com linha de pesquisa de seu interesse.

 

Estrangeiros

 

Estrangeiros que tenham interesse em ingressar neste programa de pós-graduação, devem inicialmente entrar em contato com o orientador de interesse para verificar a sua disponibilidade do recebimento de novos alunos. Caso haja necessidade de bolsa de estudos para a estada no Brasil e o candidato não tenha condições de prestar a prova seletiva para bolsas, este deverá se submeter a uma avaliação a distância realizada pelo orientador. Esta avaliação constará das seguintes etapas:

1. Análise dos seguintes documentos:

- Cópia do passaporte contendo numero, validade e foto;

- Cópia do diploma de graduação e mestrado (se doutorado);

- Cópia do histórico escolar da graduação e mestrado (se doutorado);

- Duas cartas de recomendação, de preferência de professores universitários ou de outras pessoas de reconhecida experiência;

- Curriculum vitae;

- Texto em português ou inglês descrevendo:

a. As suas expectativas e interesses acadêmicos; expectativas profissionais e perspectivas para o regresso ao país de origem;

b. Qual a sua experiência prévia em pesquisa.

2. Entrevista online à distância (skype, video-conferência) com o possível orientador.

 

Caso seja aprovado pelo orientador após todas estas etapas, a matrícula  poderá ser realizada de acordo com as normas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, com exigência de documentos adicionais. Bolsa de estudos poderá ser concedida somente se houver disponibilidade.  

 

As matrículas são realizadas em fluxo contínuo ao longo do ano.

Para a realização da matrícula o candidato deverá:

  • Ter aceite de orientador cadastrado no programa;

  • Apresentar os certificados exigidos para o nível de Mestrado ou Doutorado conforme legislação vigente (descrito no item Ingresso);

  • Apresentar os formulários exigidos conforme normas vigentes;

  • Ter projeto de pesquisa definido;

  • Apresentar aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou comprovante de submissão ao Comitê. No último caso, deverá apresentar o comprovante de aprovação no prazo de 30 dias.

*Para submissão do projeto ao CEP da UNIFESP, acesse os links: 

 

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Pedro de Toledo, 669 - 2º andar

Tel: (11) 5576-4848  Voip: 2838 (Edvaldo) - E-mail: edvaldo.marques@unifesp.br