titulo-portugues-final.png

 
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução
  • Imagem protegida – Proibida a reprodução

Ingresso | Pós-Graduação Neurologia Neurociências

Os candidatos interessados devem inicialmente entrar em contato com um orientador com linha de pesquisa de seu interesse. Este contato é necessário para verificar disponibilidade de orientação, avaliação do currículo do candidato, entrevista, adequação de sua formação às linhas de pesquisa do orientador e programação de estágio prático a critério do orientador.

 

O Programa de Pós-Graduação em Neurologia / Neurociências obedece a normas definidas pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), de acordo com o Regimento do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq) da UNIFESP-EPM.

Poderão ser admitidos no programa graduados em Medicina e profissionais de nível superior de outras áreas, com grau de Bacharel, que tenham o objetivo de aprimorar a pesquisa em Neurologia, Neurocirurgia ou em Neurociências com o apoio de Ciências afins. 

O ingresso dos candidatos poderá ocorrer ao longo de todo o ano, com ênfase no início de cada semestre letivo, após processo de seleção.

A seleção dos candidatos a Mestrado e Doutorado constará das seguintes etapas:

a) Aceite do candidato por um orientador credenciado pelo programa que avaliará o seu Curriculum vitae, Histórico escolar (graduação e pós-graduação) e dissertação de Mestrado, no caso de Doutorado;

b) Aprovação em estágio prático, a critério do orientador;

c) Apresentação do comprovante de aceitação da publicação da dissertação do Mestrado em Revista Indexada, no mínimo, no Scielo, para os candidatos a Doutorado;

d) Aprovação em prova de conhecimentos teóricos, a critério do orientador. 

e) Apresentação de um dos seguintes certificados:

- Conclusão de residência médica em Neurologia Clínica, Neuropediatria, Neurocirurgia ou áreas afins, reconhecidas por suas respectivas associações de classe;

- Certificado de conclusão de curso superior com título de Bacharel e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.

 

* Os candidatos estrangeiros deverão apresentar certificados equivalentes aos mencionados no item “e”, reconhecidos por órgãos oficiais do país de origem e autenticados pela autoridade consular brasileira daquela localidade. 

 

Bolsas de estudo são disponibilizadas em número limitado e geralmente insuficiente para a demanda. Assim, o critério utilizado para a distribuição destas bolsas é a classificação obtida pelo aluno com relação à nota na prova teórica de conhecimentos básicos de neurofisiologia.

Estrangeiros

 

Estrangeiros que tenham interesse em ingressar neste programa de pós-graduação, devem inicialmente entrar em contato com o orientador de interesse para verificar a sua disponibilidade do recebimento de novos alunos. Caso haja necessidade de bolsa de estudos para a estada no Brasil e o candidato não tenha condições de prestar a prova seletiva para bolsas, este deverá se submeter a uma avaliação a distância realizada pelo orientador. Esta avaliação constará das seguintes etapas:

1. Análise dos seguintes documentos:

- Cópia do passaporte contendo numero, validade e foto;

- Cópia do diploma de graduação e mestrado (se doutorado);

- Cópia do histórico escolar da graduação e mestrado (se doutorado);

- Duas cartas de recomendação, de preferência de professores universitários ou de outras pessoas de reconhecida experiência;

- Curriculum vitae;

- Texto em português ou inglês descrevendo:

a. As suas expectativas e interesses acadêmicos; expectativas profissionais e perspectivas para o regresso ao país de origem;

b. Qual a sua experiência prévia em pesquisa.

2. Entrevista online à distância (skype, video-conferência) com o possível orientador.

 

Caso seja aprovado pelo orientador após todas estas etapas, a matrícula  poderá ser realizada de acordo com as normas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, com exigência de documentos adicionais. Bolsa de estudos poderá ser concedida somente se houver disponibilidade.  

 

As matrículas são realizadas em fluxo contínuo ao longo do ano.

Para a realização da matrícula o candidato deverá:

  • Ter aceite de orientador cadastrado no programa;

  • Apresentar os certificados exigidos para o nível de Mestrado ou Doutorado conforme legislação vigente (descrito no item Ingresso);

  • Apresentar os formulários exigidos conforme normas vigentes;

  • Ter projeto de pesquisa definido;

  • Apresentar aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou comprovante de submissão ao Comitê. No último caso, deverá apresentar o comprovante de aprovação no prazo de 30 dias.

*Para submissão do projeto ao CEP da UNIFESP, acesse o link abaixo: 

Comitê de Ética em Pesquisa

 

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Pedro de Toledo, 669 - 2º andar

Tel: (11) 5576-4848  Voip: 2838 - E-mail: ppgneurologia@unifesp.br / ppgneuro.unifesp@gmail.com