O Programa de Pós-Graduação em Neurologia / Neurociências obedece a normas definidas pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG), de acordo com o Regimento do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq) da UNIFESP-EPM.
Poderão ser admitidos no programa graduados em Medicina e profissionais de nível superior de outras áreas, com grau de Bacharel, que tenham o objetivo de aprimorar a pesquisa em Neurologia, Neurocirurgia ou em Neurociências com o apoio de Ciências afins.
O ingresso dos candidatos poderá ocorrer ao longo de todo o ano, com ênfase no início de cada semestre letivo, após processo de seleção.
A seleção dos candidatos a Mestrado e Doutorado constará das seguintes etapas:
a) Aceite do candidato por um orientador credenciado pelo programa que avaliará o seu Curriculum vitae, Histórico escolar (graduação e pós-graduação) e dissertação de Mestrado, no caso de Doutorado;
b) Aprovação em estágio prático, a critério do orientador;
c) Apresentação do comprovante de aceitação da publicação da dissertação do Mestrado em Revista Indexada, no mínimo, no Scielo, para os candidatos a Doutorado;
d) Aprovação em prova de conhecimentos teóricos, a critério do orientador.
e) Apresentação de um dos seguintes certificados:
- Conclusão de residência médica em Neurologia Clínica, Neuropediatria, Neurocirurgia ou áreas afins, reconhecidas por suas respectivas associações de classe;
- Certificado de conclusão de curso superior com título de Bacharel e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura.
* Os candidatos estrangeiros deverão apresentar certificados equivalentes aos mencionados no item “e”, reconhecidos por órgãos oficiais do país de origem e autenticados pela autoridade consular brasileira daquela localidade.
Bolsas de estudo são disponibilizadas em número limitado e geralmente insuficiente para a demanda. Assim, o critério utilizado para a distribuição destas bolsas é a classificação obtida pelo aluno com relação à nota na prova teórica de conhecimentos básicos de neurofisiologia.
Estrangeiros
Estrangeiros que tenham interesse em ingressar neste programa de pós-graduação, devem inicialmente entrar em contato com o orientador de interesse para verificar a sua disponibilidade do recebimento de novos alunos. Caso haja necessidade de bolsa de estudos para a estada no Brasil e o candidato não tenha condições de prestar a prova seletiva para bolsas, este deverá se submeter a uma avaliação a distância realizada pelo orientador. Esta avaliação constará das seguintes etapas:
1. Análise dos seguintes documentos:
- Cópia do passaporte contendo numero, validade e foto;
- Cópia do diploma de graduação e mestrado (se doutorado);
- Cópia do histórico escolar da graduação e mestrado (se doutorado);
- Duas cartas de recomendação, de preferência de professores universitários ou de outras pessoas de reconhecida experiência;
- Curriculum vitae;
- Texto em português ou inglês descrevendo:
a. As suas expectativas e interesses acadêmicos; expectativas profissionais e perspectivas para o regresso ao país de origem;
b. Qual a sua experiência prévia em pesquisa.
2. Entrevista online à distância (skype, video-conferência) com o possível orientador.
Caso seja aprovado pelo orientador após todas estas etapas, a matrícula poderá ser realizada de acordo com as normas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, com exigência de documentos adicionais. Bolsa de estudos poderá ser concedida somente se houver disponibilidade.
A prova teórica deverá ser realizada por todos os alunos com interesse em bolsas de estudos CAPES e CNPq. Os alunos que realizam esta prova já devem ter um possível orientador.
As notas da prova serão utilizadas como critério para a atribuição de bolsas, já que estas estão disponíveis em número limitado.
A prova avaliará conhecimentos básicos de Neurofisiologia básica (peso 7), além de conhecimentos da língua inglesa a nível de compreensão de texto escrito (peso 3). Para o aluno ser aprovado, deverá obter o mínimo 7.0 na nota final (neurofisiologia + inglês). Os alunos aprovados serão classificados de acordo com a nota final, da maior para a menor nota, sendo que esta ordem será obedecida para a distribuição das bolsas.
As provas ocorrem geralmente duas vezes por ano, uma em cada semestre.
Tópicos para prova de Neurofisiologia Básica
-
Anatomia macroscópica e microscópica do sistema nervoso central e periférico;
-
Transporte de íons através da membrana celular. Potenciais de membrana e de ação;
-
Neurônios e glia;
-
Transmissão sináptica;
-
Sistema de neurotransmissores;
-
Fisiologia sensorial. Sensações tácteis, térmicas e dolorosas;
-
Sentidos especiais: visão, audição, paladar e olfato;
-
Controle neural do movimento;
-
Bases neurais da memória e emoções;
-
Sistema nervoso autônomo.
Fontes Bibliográficas Recomendadas
-
Neurociências. Desvendando o sistema nervoso. Editora Artmed. Bear MF, Connors BW, Paradiso MA.;
-
Neurociência básica, Anatomia e Fisiologia. Editora Guanabara Koogan. Arthur C. Guyton;
-
Princípios da Neurociência. Editora Manole. Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM.;
-
Cem bilhões de neurônios. Conceitos fundamentais de neurocência. Editora Atheneu. Lent R..
As matrículas são realizadas em fluxo contínuo ao longo do ano.
Para a realização da matrícula o candidato deverá:
-
Ter aceite de orientador cadastrado no programa;
-
Apresentar os certificados exigidos para o nível de Mestrado ou Doutorado conforme legislação vigente (descrito no item Ingresso);
-
Apresentar os formulários exigidos conforme normas vigentes;
-
Ter projeto de pesquisa definido;
-
Apresentar aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou comprovante de submissão ao Comitê. No último caso, deverá apresentar o comprovante de aprovação no prazo de 30 dias.
*Para submissão do projeto ao CEP da UNIFESP, acesse o link abaixo: